WhatsApp para web e desktop: como funcionam e como você os usa? (Foto: internet)

WhatsApp para web e desktop: como funcionam e como você os usa?

Há alguns anos, se estivéssemos trabalhando com nosso PC e recebêssemos uma mensagem do WhatsApp, tínhamos que interromper nosso trabalho, tirar o smartphone do bolso e digitar a resposta a partir daí. 

Agora podemos responder diretamente do nosso computador desktop, que é muito mais confortável e rápido (quem não gosta de poder usar o teclado?).

Mas embora no início houvesse apenas uma alternativa para fazer isso (WhatsApp Web), algum tempo depois o Facebook também lançou o aplicativo de desktop WhatsApp, permitindo-nos escolher entre os dois.

Então, quais são as diferenças entre as duas plataformas e o yowhatsapp site oficial e qual devemos escolher no nosso caso? 

Iniciando os dois WhatsApps

Se acessarmos o whatsapp.com, podemos abrir a versão web do aplicativo (podemos acessar diretamente abrindo web.whatsapp.com) e baixar o aplicativo de desktop para Windows x64, Windows x86 e Mac OS X. 

Para a realização deste artigo Optei pelo primeiro dos downloads, obtendo um arquivo .exe de pouco mais de 130 MB.

Em ambos os casos, a maneira de fazer o login depois que o WhatsApp estiver aberto será ler o código QR que eles nos mostram na versão móvel.

O problema do WhatsApp Desktop é que ele só pode ser instalado em computadores que executam Windows 8 (ou superior) ou macOS 10.10 (ou superior).

O restante das versões de ambos os sistemas operacionais, bem como o restante dos sistemas operacionais (Linux, BSD, etc. ) só tem a opção WhatsApp Web.

Estética e funcionalidade

Ambas as versões do WhatsApp têm a mesma estética (com versões claras e escuras em ambos os casos).

Praticamente o mesmo design de interface, exceto pelo ícone ocasional que difere (a função ‘Novo chat’ é representada por um sinal de adicione no WhatsApp Desktop e para um balão de fala no WhatsApp Web).

Em termos de funcionalidade, sendo também bastante semelhante, o WhatsApp Desktop ultrapassa a versão web devido à limitação nos atalhos de teclado desta última.

Apenas os usuários da versão desktop poderão utilizar os atalhos de teclado do WhatsApp para realizar Tarefas como alterar o status de leitura de mensagens, mover-se entre bate-papos, silenciá-los, etc.

Outro detalhe que favorece a versão desktop é a possibilidade de visualizar a quantidade de mensagens não lidas na mesma barra de tarefas, opção que desaparece ao ser carregada como mais uma aba no navegador.

Além disso, a seção ‘Configurações da área de trabalho’ das configurações do WhatsApp (a partir da qual podemos definir a ferramenta de mensagens para iniciar automaticamente ao fazer login no sistema operacional) está disponível apenas no aplicativo de área de trabalho.

Então…?

Não, não esquecemos de mostrar a versão web, é que é TÃO parecida com a outra que …

Se você se pergunta qual dos dois você deve escolher, tendo em vista o que está dito neste artigo, a única resposta possível é uma enérgica … “Aquele que melhor se adapta às suas necessidades.”

É óbvio que usuários de computadores mais antigos e / ou sistemas operacionais minoritários irão optar pela versão web, e é possível que entre aqueles que passam o dia sentados em frente ao PC, a versão ‘desktop’ goze de maior popularidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *