5 Dicas para escolher o ar condicionado ideal para sua residência

O ar-condicionado deixou de ser um aparelho só para aliviar a temperatura em dias quentes e passou a ser também um aparelho que pode trazer muito charme e elegância para um ambiente. Hoje em dia há diversos modelos com diferentes designs que agregam na decoração do lar.

Mas você não deve escolher um ar-condicionado apenas pelo design dele e pelo visual que ele vai proporcionar à sua casa. É necessário levar em consideração outros fatores importantes na hora de comprar um aparelho desse.

Por isso, neste artigo você vai ver 5 dicas para escolher o ar-condicionado ideal para sua residência. Confira!

Verifique a potência do ar-condicionado

Se tem uma dica que você deve considerar muito importante na hora de comprar seu ar-condicionado, é a potência dele. E como se confere a potência de um ar-condicionado? Pelo btus.

Não adianta comprar um aparelho de ar-condicionado só porque ele é bonito ou porque está na promoção, se ele não tem potência suficiente para refrigerar o local que será instalado.

Outra dica importante na hora de calcular a potência do ar-condicionado é considerar se o cômodo da residência recebe luz solar, a quantidade de pessoas que circula nesse cômodo e também outros aparelhos eletrônicos que emitem calor.

Mas não se preocupe que fazer esse cálculo não é coisa de outro mundo, qualquer funcionário de uma loja pode ajudar, e na internet, há muitos sites de vendas que também ajudam nesse cálculo.

Conheça os tipos de ar-condicionado

É muito importante que você conheça os tipos de ar-condicionado antes de realizar a compra. Você precisa conhecer Os melhores splits convencionais e inverter, os modelos de janela e também os portáteis.

Cada um desses atende a um tipo de necessidade. Você precisa conhecer cada um deles para definir qual irá atender melhor às necessidades de sua família. Tem aparelho que pode ser transportado para diversos lugares, tem aqueles que são ideais para espaços pequenos e outros que é totalmente silencioso.

Avalie o consumo de energia de cada aparelho

Outra dica importante para você que vai comprar um ar-condicionado é avaliar o consumo de energia do aparelho. Com a energia ficando mais cara a cada dia que passa, é muito importante adotar medidas para economizar dinheiro.

A melhor forma de você ver se determinado ar-condicionado ajuda na economia de energia é através do selo Procel. Por meio desse selo, você vai ver algumas informações sobre o aparelho e principalmente o quanto ele consome de energia em kw/h.

Decida se quer quente ou quente e frio

Aqui no Brasil estamos acostumados com o ar-condicionado que refrigera o ambiente, mas você sabia que existe ar-condicionado que também aquece o ambiente? Sim, esse tipo de aparelho também pode ser encontrado aqui em nosso país. Para aquelas regiões mais frias, o aparelho aquecedor é uma boa opção.

Confira a voltagem do ar-condicionado

Outra dica importante na hora de comprar seu ar-condicionado é conferir a voltagem dele. Alguns aparelhos são vendidos com a voltagem de 110V, que atende a algumas regiões do Brasil, assim como a voltagem 220V. Confira a voltagem do aparelho para saber se ele pode ser usado na sua região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.