Veja o que é e como praticar a moda circular!

De uns anos para cá, temos ouvido falar cada vez mais sobre quão importante é cuidarmos do nosso planeta e adotarmos práticas sustentáveis para que isso ocorra.

E é exatamente nisso que a moda circular ajuda: a trazer melhorias para o nosso dia a dia.

Entenda a seguir exatamente o que significa este conceito e como praticá-lo.

O que é moda circular?

A moda circular tem como objetivo o que seu próprio nome diz: a circulação de roupas, calçados e tudo aquilo que se encaixa com o universo da moda.

Ela tem o intuito de diminuir a necessidade de produção e a exploração de matérias primas de origem animal quanto de origem vegetal a fim de trazer benefícios para o planeta.

Afinal, quando você olha para o que está usando agora, já pensou na origem de tudo, de cada detalhe que contém nas peças?

A moda circular faz com que tenhamos consciência de que tudo aquilo que usamos tem uma origem. Os tecidos sintéticos, por exemplo, possuem petróleo na produção. Já quando são naturais, têm a plantação de algodão ou linho, ou o corte da lã de ovelhas.

Quando um calçado é de borracha, ele possui petróleo ou látex. Se é de couro, houve o aproveitamento de algum animal. Ou seja, são inúmeros os itens e processos que fazem com que uma peça do nosso guarda-roupa exista.

E a moda circular apoia a iniciativa de usarmos as mesmas roupas por um longo período de tempo e darmos a elas uma vida mais longa e sustentável.

Dicas para começar a praticar

Prolongue a vida útil das suas roupas

Como foi dito anteriormente, você deve olhar para as suas peças de roupa como itens que levará consigo por bastante tempo.

Quando você começar a pensar dessa forma, entenderá que prolongar a vida útil das roupas não se trata apenas de uma atitude de preservação, mas, acima de tudo, de escolha. 

Isso significa que quando você for comprar alguma peça de roupa, irá refletir se ela será útil por muito tempo ou se irá comprar de forma inconsciente, apenas para usar uma única vez. 

Dê preferência a peças usadas

Outra ótima forma de apoiar a moda circular é fazendo brechó e de bazares de roupas seus novos amigos.

Já que a moda circular se trata de reaproveitar peças de roupas — e acessórios no geral — ao longo do tempo, visitar locais que passam para frente itens que já foram utilizados por outras pessoas pode ser uma das melhores formas de apoiar a causa. 

Pesquise sobre os princípios e modo de produção das marcas

Por fim, mas não menos importante, um dos principais pontos para que você comece a promover a moda circular, é tomar conhecimento sobre roupas e acessórios que você utiliza.

Isso é importante pois, se a exploração de mão de obra negligencia questões importantes como a sustentabilidade no processo de produção das peças, você deve descartar essa marca ou empresa do seu dia a dia imediatamente.

Além disso, uma dica crucial é que você fique longe das marcas que se autodenominam “fast fashion”, pois elas têm como principal objetivo vender cada vez mais e a moda circular prega exatamente o contrário disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.