Vai se mudar para um condomínio? Confira algumas dicas que você precisa saber

Se você está planejando se mudar para um condomínio, é preciso saber que além das regras que ele possui, existem alguns detalhes que devem ser considerados para que a mudança ocorra da melhor forma.

Se a sua mudança for para um condomínio de prestígio, assim como o Areia Leblon, ter uma boa organização com relação à mudança e tomar conhecimento sobre o que ocorre por lá, é essencial.

Portanto, continue lendo a seguir e confira algumas dicas.

1- Procure saber regras de mudança do seu novo condomínio

Caso o condomínio que você vai morar já tenha um regimento interno aprovado, você poderá encontrar nele de forma fácil todas regras e procedimentos para agendar sua mudança. 

Caso não tenha, será necessário que você consulte a administração para saber os dias, horários e regras para isso. 

Uma dica extra é não esquecer de verificar as mesmas informações no seu atual condomínio.

2- Prepare sua mudança

Ao preparar sua mudança, é muito importante que prepare também seus pertences, embalando itens frágeis com plástico bolha e caixas de papelão etc. 

Porém, uma parte fundamental ao se mudar para um condomínio, além de contratar empresas especializadas que fazem o transporte, embalam seus pertences e o instalam na sua casa nova, é verificar as disponibilidades de locomoção dos itens dentro do condomínio.

Você deve confirmar, por exemplo, se o caminhão de mudança pode acessar a garagem do condomínio para carga e descarga. Caso não possa ou não caiba, deverá verificar se existem vagas disponíveis na frente do condomínio para facilitar o processo.

Outro ponto importante que você deve se atentar, é se todos os móveis de sua casa conseguem descer pelo elevador ou se será necessário contratar uma empresa para fazer o içamento. Levar tudo pelas escadas, tanto para sair da sua casa atual quanto para o novo condomínio, pode danificar os seus pertences.

3- Como saber quais são as regras do condomínio?

Uma dica crucial para quem pretende comprar ou alugar um imóvel, é não fazê-lo antes de ler a convenção e o regimento interno. 

Cada condomínio possui regras específicas que ficam no regimento interno e na convenção — além de poder constar também em atas de assembleias anteriores, que se não contrariarem a lei, permanecem valendo para todos.

A Convenção é como se fosse a constituição do condomínio e o Regimento Interno representa as regras de convivência do dia a dia. Desobedecê-las pode acabar gerando multas, então você não poderá usar o fato de não ter lido para descumprir as regras. Portanto, busque saber de todas elas.

4- Como você será chamado para a assembleia?

Os condôminos são chamados para a assembleia por edital, que é um documento elaborado pelo síndico. Nele ficam destacados todos os pontos que serão votados e debatidos. 

Nos dias de hoje é muito comum receber os avisos pelo e-mail cadastrado na administração do condomínio ou até mesmo por cartas e avisos nos elevadores. O importante mesmo é você ser chamado e o condomínio ter essa comprovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *