Análise de crédito – Você sabe o que é e como funciona?

Hoje em dia é muito comum ouvirmos falar sobre análise de crédito, mas muitas pessoas ainda não sabem do que se trata. Não sabe elas que essa análise de crédito está presente na vida de quase todo mundo.

A análise de crédito está presente em vários momentos da vida das pessoas como, por exemplo, na hora de financiar um imóvel, um carro e principalmente na hora de solicitar um empréstimo.

Mas a pergunta é: você sabe o que está envolvido nessa análise de crédito? Quem pode fazer essa análise e como melhorar seu perfil? Neste artigo você vai ver tudo sobre a análise de crédito e como melhorar seu perfil. Confira.

O que é análise de crédito?

Análise de crédito é uma operação que as instituições financeiras e também os estabelecimentos comerciais fazem para ter a garantia que vão ter seu dinheiro de volta.

Todas as vezes que alguém pede um empréstimo em um banco, quando vão fazer um cartão de crédito ou até mesmo financiar um bem móvel, é realizada uma análise de crédito antecipadamente para saber o perfil daquela pessoa como pagador.

Então, em miúdos, essa análise é extremamente importante para as empresas, que por meio desse processo terão uma segurança na hora de emprestar dinheiro para alguém.

Como é feita essa análise de crédito?

Não existe um padrão de análise, ou seja, as análises podem mudar conforme a instituição. Mas geralmente são solicitados dados pessoais para a realização de consultas cadastrais. Esses dados fornecem informações como renda, telefone, histórico de pagamento e muito mais.

Através desses dados solicitados é possível também saber se a pessoa tem alguma pendência com alguma instituição, ou seja, se há alguma restrição de crédito tornando a pessoa inadimplente. Além das consultas para saber a numeração do score e renda.

Há também aquela análise de crédito que envolve algum bem como garantia para pagamento da dívida. Neste caso, são solicitados alguns documentos como a certidão de matrícula do imóvel.

Esse tipo de empréstimo com garantia de imóvel é direcionado para pessoas que precisam de um valor alto, com prazo de pagamento bem longo.   

O que acontece após essa análise?

Com todas as informações sobre a pessoa solicitante do empréstimo, as instituições financeiras e lojas comerciais saberão decidir com segurança se há possibilidade de conceder ou não o empréstimo.

Qualquer pessoa pode fazer essa análise?

De início precisamos deixar claro que a análise de crédito não pode ser feita sem a autorização do cliente. Isso significa que para uma análise acontecer o cliente precisa permitir. Outro ponto importante também é que essa análise só pode ser feita para determinada solicitação, ela não pode ser usada para outros fins.  

O que fazer para ter o perfil aprovado na análise?

É possível ter o perfil melhorado para ser aprovado em uma análise de créditos. A primeira coisa a ser feita é evitar que o nome fique sujo na praça, e caso isso já tenha acontecido, é fazer de tudo para limpá-lo.

Quando possível, pagar uma conta antecipadamente também ajuda. Manter os dados atualizados e participar do mercado financeiro é outra forma de melhorar o seu perfil para a análise de crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *