Quais os cuidados necessários para evitar câncer de próstata?

Todos os anos milhares de homens são diagnosticados com câncer de próstata. Essa doença afeta não apenas a parte física, mas também a saúde mental e emocional do homem.

Quando descoberto a tempo, o câncer pode ter cura e dependendo do tratamento que o paciente recebe, pode não haver nenhuma sequela. Mas em outros casos, o câncer pode deixar marcas para o resto da vida.

Descubra mais sobre esta doença que afeta milhares de homens e famílias no mundo todo.  

Câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença muito séria, que pode levar o doente a óbito, caso o tratamento não seja feito da maneira e no tempo correto.

Seu tratamento consiste no uso de alguns medicamentos e se preciso, cirurgia robótica de prostatectomia, além de radioterapia e quimioterapia, em alguns casos.

A doença é muito comum em homens que têm mais de 65 anos de idade e muito raramente em homens mais novos que 40 anos.

Na população masculina, o câncer de próstata ocupa a segunda posição no ranking de mortes, perdendo apenas para o câncer de pulmão.

Sua descoberta pode ser feita através de exames laboratoriais, associado com uma biópsia da próstata, além do toque retal.

No entanto, há algumas atitudes que podemos tomar para evitar o surgimento de qualquer câncer, inclusive o de próstata. Veja agora algumas atitudes importantes.

Melhore sua alimentação diária

A alimentação é fator importantíssimo na luta contra o surgimento de várias doenças, principalmente o câncer e entre eles, o de próstata.

Reduzir ou eliminar alimentos gordurosos são fundamentais para evitar o aparecimento do câncer de próstata. A maioria dos homens têm o hábito de consumir muitos alimentos gordurosos, por isso mesmo essa é uma mudança de hábito radical, que além de contribuir para o organismo funcionar melhor, também vai ajudar a não ter a doença.  

A alimentação deve ser rica em gorduras boas, que são aquelas encontradas em sementes, em algumas frutas como abacate e principalmente no peixe.

Evite alimentos industrializados

Os alimentos industrializados contribuem para o surgimento de muitas doenças, inclusive o câncer. Por isso, evite todos os alimentos industrializados e ultraprocessados, que são ricos em substâncias como sódio e conservantes que fazem muito mal à saúde. Entre eles podemos citar salsicha, linguiça e outros.

Pratique alguma atividade física

As atividades físicas são importantes para a prevenção de qualquer tipo de câncer. Quando o corpo está em movimento, ele está sendo oxigenado, eliminando a possibilidade de células cancerígenas.

Por isso, evite o sedentarismo e se exercite pelo menos três vezes na semana. Faça uma atividade prazerosa como caminhar, nadar, correr de bicicleta ou dançar.

Vá a um urologista com frequência

A visita com frequência ao médico urologista é essencial para evitar que a doença surja, pois por meio de exames o médico vai analisar a condição da próstata e possíveis problemas.

Além disso, quando o câncer é descoberto bem no início, o tratamento é mais eficiente e as chances de cura são maiores.

Evite o cigarro e a bebida

Outra coisa que contribui para o aparecimento de câncer de próstata é o vício na bebida e no cigarro. Se você tem algum vício, livre-se dele o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *