Saúde na Menopausa – Conheça algumas mudanças que ocorrem nesta fase e como ter uma vida melhor

Milhares de mulheres enfrentam hoje uma condição chamada menopausa, que é são alterações hormonais que chegam a partir de uma certa idade e que podem causar muitas mudanças na saúde e na vida das mulheres.

A menopausa é uma condição que geralmente tem início a partir dos 50 anos de idade. Mas algumas mulheres começam a sofrer com os efeitos da menopausa precoce, ou seja, quando afetam as mulheres mais jovens.

Se você está entrando nesse processo, precisa saber de algumas mudanças que irão ocorrer com o passar do tempo. Veja agora algumas de muitas mudanças e o que fazer.

Quais são essas mudanças?

São muitas as mudanças, entre elas está a insônia, as mudanças de temperatura, a irritabilidade, os suores noturnos e muitos outros. Mas neste artigo vamos nos concentrar em apenas algumas mudanças que merecem bastante atenção.

Os batimentos cardíacos ficam acelerados

Com a chegada do período da menopausa os hormônios vão provocar o aumento do ritmo cardíaco. Algumas mulheres relatam um batimento mais forte que pode vir acompanhado de tontura na maioria das vezes.

Na maioria das vezes, esse batimento acelerado não significa um problema de saúde, sendo parte do processo. Mas em alguns casos isso pode ser um indicativo de doenças pré-existentes que agora estão sendo manifestadas e essa situação requer muito cuidado.

Surgimento de doenças gengivais

As doenças gengivais são problemas que podem surgir durante a fase da menopausa. Como nesta fase os hormônios estão alterados as mulheres podem ficar mais expostas às doenças como gengivite e periodontite.

Também é importante dizer que nesse processo há uma diminuição de saliva, o aparecimento de mau hálito e cáries, como também de perda óssea dos dentes. O mais indicado para esta situação é contratar um plano odontológico para fazer o acompanhamento e tratamento correto.

Como ter uma vida melhor?

Para ter uma vida é necessário ser disciplinado e seguir de perto as orientações dos especialistas no que diz respeito a algumas mudanças de hábito. Veja agora duas coisas que podem ajudar uma mulher na fase da menopausa a ter uma qualidade de vida melhor.

Faça atividades físicas

Todas as mulheres deveriam fazer atividades físicas em qualquer fase da vida, mas essas atividades são ainda mais importantes na fase da menopausa.

As atividades físicas ajudam a liberar hormônios essenciais para o bom funcionamento do corpo. Esses hormônios liberados vão ajudar a mulher a enfrentar os sintomas da menopausa de uma forma mais tranqüila.

Além do mais, esses hormônios que agora serão fabricados através dos exercícios, ajudarão na manutenção de alguns órgãos e na estrutura óssea da mulher.

Coma alimentos saudáveis

Os alimentos saudáveis são outra ajuda que a mulher no processo da menopausa precisa. Esses alimentos contêm nutrientes essenciais que serão repostos no organismo. E muitos desses nutrientes vão ajudar na produção de hormônios que ajudarão a mulher a ter uma qualidade de vida melhor.

Sem falar que a alimentação saudável ajuda a queimar gordura, e isso é muito importante, uma vez que o metabolismo da mulher nesta fase não está mais acelerado como antes, precisando de uma ajudinha para eliminar as gorduras indesejadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *