Como cuidar do meio ambiente? Atitudes para praticar no dia a dia

O meio ambiente há muito tempo vem pedindo socorro e somente agora os governantes estão começando a dar a atenção necessária que ele merece. A falta de cuidados já trouxe uma série de problemas e acontecimentos ruins para a população mundial.

Mas nem tudo está perdido! Embora as consequências do descuido sejam muitas, ainda há tempo de reverter essa situação, mas todos precisam fazer a sua parte.

Existem muitas coisas que podemos fazer no nosso dia a dia para contribuir com o meio ambiente. Vamos ver neste artigo como tomar esses cuidados e quais atitudes devemos praticar para colaborar para melhorar o ambiente em que vivemos.

Crie uma coleta seletiva

A primeira coisa que uma pessoa pode fazer para ajudar o meio ambiente é começar as mudanças dentro da sua casa, e um bom início é criando uma coleta seletiva.

Por exemplo, o óleo de cozinha é uma substância que quando descartada de maneira errada, prejudica muito o meio ambiente, uma vez que ele polui a água. O descarte correto é colocar o óleo usado dentro de uma garrafa PET e levar a um dos postos de coleta que existem espalhados em muitos centros urbanos.

Não jogue o esgoto na rua

O esgoto que corre nas ruas é algo que polui muito o meio ambiente. Sendo assim, o ideal é fazer com que seu esgoto seja direcionado para uma fossa, que pode ser construída no terreno da própria casa.

Porém, essas fossas precisam ser esgotadas periodicamente para evitar vazamentos. Qualquer desentupidora em Moema pode fazer esse serviço de forma segura.

Prefira abastecer com etanol

Outra maneira de cooperar com o meio ambiente é abastecer seu automóvel com combustível limpo, isto é, com etanol.

Tido como o biocombustível mais limpo da terra, ele lança uma menor quantidade de poluição que os demais combustíveis como, por exemplo, a gasolina.

Além disso, o uso do etanol contribui para a saúde, já que a gasolina libera partículas no ar que causam danos e aparecimentos de doenças como problemas respiratórios e cardíacos. Sendo assim, o abastecimento com etanol faz bem para todo mundo.  

Utilize lâmpada de LED

Mesmo com as propagandas mostrando os benefícios financeiros no uso da lâmpada de LED, ainda existem pessoas que utilizam a tradicional lâmpada fluorescente. No entanto, os benefícios do uso das lâmpadas de LED são muitos.

Primeiro, ela tem uma vida útil 5 vezes maior que as demais, sem falar que o gasto de energia cai pela metade, em comparação com outras. Segundo, por durarem mais, significa menos lixo no meio ambiente.

Além da troca de lâmpadas, outra forma de contribuir com o meio ambiente é economizando energia.  

Reaproveite a água da chuva

A água da chuva pode ser reaproveitada para diversas finalidades. Em alguns interiores do Brasil, essa prática já é uma realidade.

A água é um recurso valioso no nosso planeta e precisamos dar valor para isso. A água da chuva não pode ser consumida, mas pode servir para lavar calçadas, regar as plantas e em alguns casos, para dar descarga. Além disso, a água da chuva pode ser aproveitada ainda para lavar o carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *