Organizar um casamento não é nada barato, muito pelo contrário. Dependendo do estilo da cerimônia e da festa que você tiver em mente, a probabilidade de pesar o bolso é muito grande.
No entanto, existem algumas escolhas que podem ser feitas para economizar e fazer desse momento ainda mais feliz. Confira algumas dicas!
1- Defina o que considera mais importante
O primeiro passo que você deve tomar, é definir pelo menos três itens que são prioridade para você e seu noivo e deixar um valor separado, ou disponibilizar o melhor cartão de crédito para negativado para executá-las.
Vamos supor que as coisas mais importantes no casamento, para vocês, são o vestido de noiva, o espaço e o buffet. Definidos esses itens, escolha três para vir logo a seguir dessas prioridades (exemplo: banda, decoração, doces).
Dessa forma, você consegue apontar o que é essencial e traçar um caminho para dividir o seu orçamento.
2-Lista de convidados de casamento
Nem sempre é fácil, mas a maneira mais eficaz para reduzir custos, é cortando convidados.
Tenha em mente que, a maioria dos buffets, cobram por pessoa. E que, quanto mais convidados, mais mesas, pratos, doces, lembrancinhas etc.
Portanto, deixe de lado a política da boa vizinha e convide as pessoas realmente importantes para o casal.
3- Bolo de casamento
O grande segredo, tanto de economia quanto de decoração em diversas festas de casamento, é o bolo fake alugado.
Não se preocupe em comprar um bolo super elaborado e caro para servir os convidados e opte por servir um tradicional na cozinha do buffet.
4- Detalhes despercebidos
Um fato que muitas pessoas que estão organizando um casamento não se atentam, é que a maioria dos detalhes da festa passam despercebidos pelos convidados. A comida, a animação da festa e a decoração são as coisas em que mais prestam atenção.
Portanto, se não é algo que fará diferença para você ou na decoração, mas a empresa responsável pela decoração ainda insiste que você deve fechar, sinta-se leve ao dizer que não! Escolha apenas o que acha necessário.
Antes de assinar um contrato, olhe a lista de itens que está comprando e se pergunte se as pessoas irão notar caso não faça alguma coisa e, o principal, se você sentirá falta por deixá-la de lado.
5- Flores no casamento
As flores não são baratas. Por isso, sempre escolha as flores da época e as que são cultivadas em locais próximos à sua região — ou à região do casamento.
Flores que precisam ser trazidas de longe, às vezes até de outros países, têm o transporte e o frete para você pagar, então deixe-as de lado.
Afinal de contas, todas as flores são lindas, basta saber escolhê-las e arrumá-las.
6. Simplifique seu menu!
Por último, mas não menos importante: opte por menus mais simples e cardápios menos elaborados.
Não é necessário incluir comidas muito chiques e elaboradas no cardápio, pois o mais importante mesmo é que os convidados se alimentem bem e de algo realmente gostoso. Portanto, simplifique seu menu e economize.