Guia da beleza: a importância do shampoo para cada tipo de cabelo

Você é do tipo que não se importa muito com a escolha do shampoo? Isso acontece com muitas mulheres, mas apesar de parecer um item básico e fácil de escolher em supermercados, farmácias ou sites de beleza, o shampoo também requer atenção. Afinal, a fórmula certa pode oferecer muitos benefícios para o seu tipo de cabelo. 

O shampoo para cabelos oleosos, por exemplo, vai limpar profundamente e equilibrar o pH dos fios. Para de ajudar a desvendar os segredos por trás do shampoo ideal, selecionamos algumas das melhores fórmulas para cada tipo de cabelo. Quer saber mais sobre elas? Então continue lendo este artigo!

O shampoo ideal para o seu cabelo já existe!

A rotina de cuidados com o cabelo vai muito além da máscara de tratamento. A escolha de shampoo e condicionador para o seu tipo de fio também é muito importante para que suas madeixas sejam bem tratadas desde o início da lavagem. E acredite: a fórmula ideal para o seu tipo de cabelo já existe. 

Hoje, a indústria de cosméticos está cada vez mais diversa para atender diferentes públicos e necessidades. Entretanto, é sua a tarefa de entender mais sobre o seu tipo de cabelo e escolher as melhores opções para ele. Vamos conhecer algumas delas aqui? Separamos alguns fatores importantes que o shampoo para cada tipo de fio deve ter. 

Shampoo para cabelos cacheados e crespos

Os cabelos crespos e cacheados tendem a necessitar de mais nutrientes do que outros tipos. Isso acontece porque as curvas dessas madeixas impedem que a oleosidade natural do cabelo produzida na raiz passe por todo o comprimento do fio até chegar nas pontas. Por isso, é comum ver cabelos cacheados e crespos com problemas de ressecamento. 

Fórmulas nutritivas são essenciais para esse tipo de fio, principalmente com óleos na composição. Aposte neles! Assim, os nutrientes vão agir em todo o cabelo já durante o começo da lavagem e como resultado, você garante um cabelo muito mais saudável, com o volume controlado e livre do temido frizz. 

Shampoo para cabelos lisos 

Diferente dos cabelos crespos e cacheados, os lisos precisam de fórmulas mais hidratantes, que além de controlar o frizz vão garantir um alinhamento da estrutura capilar. Por isso, se você tem cabelos lisos e usa shampoos nutritivos, opte por shampoos hidratantes, com colágeno e queratina na composição. 

O fio liso tem mais facilidade de reter nutrientes naturais, assim apostar em nutrientes e óleos no shampoo nem sempre é uma boa opção, já que o cabelo pode ganhar um aspecto pesado e oleoso. O mesmo cuidado vale para o condicionador para cabelos lisos, que deve seguir o mesmo conceito hidratante do shampoo. 

Shampoo para cabelos oleosos e mistos

É errado pensar que a oleosidade é agravada pela hidratação. Muitas vezes, pelo contrário, o cabelo oleoso precisa de produtos hidratantes para equilibrar todo o comprimento do fio. O shampoo é um dos principais aliados nesta rotina de cuidados capilares e deve ser o queridinho para quem tem a raiz oleosa. 

O shampoo para cabelos oleosos vai proporcionar uma limpeza profunda nos fios, além de equilibrar o pH e controlar a produção de sebo, sempre com bastante cuidado para não ressecar a fibra capilar. Se você tem cabelos frágeis, é ideal intercalar o shampoo de limpeza profunda com o shampoo hidratante. 

Shampoo para cabelos descoloridos

Os processos de descoloração podem ser bastante prejudiciais à estrutura capilar. Afinal, a química presente na água oxigenada e no pó descolorante abre as cutículas do cabelo para clareá-lo, causando uma série de danos, como quebra, ressecamento, frizz e pontas duplas. Por isso, os melhores shampoos para cabelos descoloridos são os reconstrutores. 

O mesmo vale para cabelos quimicamente tratados, que passaram por processos recentes de alisamento, tintura, relaxamento, entre outros. Eles também precisam de atenção redobrada na rotina de cuidados. O shampoo é o primeiro passo, mas ele pode ser adicionado a um cronograma capilar completo para garantir ainda mais resultados. 

Gostou das dicas para encontrar o shampoo perfeito para seu tipo de cabelo? Deixe seu comentário. Que tal conversarmos ainda mais sobre beleza e cuidados capilares?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *