Como cuidar do seu dinheiro corretamente?

Ficar preocupado com as dívidas do mês pode ser algo comum para algumas pessoas. Isso realmente é algo muito ruim e que pode acabar com nossa sanidade, haja vista o acúmulo de tantas preocupações.

É por isso que quanto mais cedo você conseguir despertar a sua consciência financeira, será melhor para seu bolso e para sua saúde mental. Hoje vamos falar sobre alguns conselhos básicos sobre como você pode cuidar do seu dinheiro corretamente e evitar complicações com seu orçamento!

Regularize o que você deve

Não dá para fazer seu dinheiro render se você tem dívidas exorbitantes ou que estão fora do controle, fugindo da sua vista. O ideal é você fazer um planejamento de quitação de suas dívidas, mas primeiro você deve criar uma lista para que não deixe nenhuma dívida despercebida no seu orçamento. 

Com essa lista de dívidas criada, agora você precisará saber qual o melhor caminho para as quitações. Por exemplo, se você tiver várias dívidas parceladas e com meses à frente ainda para pagar, analise se o melhor não seria adiantar as parcelas para que a despesa total diminua.

Isso será importante para sua saúde financeira no médio e longo prazo.

Regularize seu negócio (se for autônomo)

Se você possui um negócio próprio, seja oferecendo serviços ou vendendo produtos, você precisa formalizar seu empreendimento. Esse é um dos modos mais eficientes para se cuidar bem do seu dinheiro, pois, regularizar seu negócio acarretará em benefícios fiscais, como abatimentos nos impostos e incentivo a crédito.

Para regularizar seu negócio você poderá ir até um escritório de contabilidade e conversar com um contador. Ele vai te passar todas as informações que você precisa para compreender a importância de formalizar seu negócio.

Diga NÃO aos gastos desnecessários

É muito comum que as pessoas façam gastos desnecessários e é espantoso como na maioria das vezes esses gastos são provenientes de um simples impulso. Você precisa estar atento a esses sinais e saber identificar e frear quando esse impulso aparecer, no mesmo momento, antes que seja tarde demais.

Você precisa fazer uma pergunta simples antes de passar seu cartão e fazer uma compra: eu realmente preciso desse produto/serviço? Qual será o impacto que isso gerará no meu orçamento? 

Tente frear gastos desnecessários com fastfood ou lanches de Apps de delivery. Esses aplicativos e redes de fast food têm sido um grande vilão no orçamento e na fatura de cartão de crédito de milhares de pessoas, ainda mais neste momento não-amigável da economia que estamos vivendo.

Faça uso consciente de crédito

Quando você tem um planejamento mensal de despesas e entradas de receita, pode ficar fácil fazer um uso consciente de crédito.

Isso ocorre porque quando você tem claramente na sua mente as informações de entradas e saídas, o valor da sua despesa mensal, quais os gastos mais recorrentes e etc., sua consciência se torna ativa para esse aspecto financeiro.

O crédito pode ser uma grande solução na sua vida e te ajudar a adquirir aquele bem ou objeto que você tanto almeja e precisa, mas também pode se tornar um grande vilão – quando usado sem responsabilidade e fazendo dívidas em infinitas parcelas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *