3 melhores formas de melhorar a sua conexão de internet (Foto de Caio no Pexels)

3 melhores formas de melhorar a sua conexão de internet

Já parou para pensar o motivo da sua internet estar sempre devagar? Há boas chances de que esteja sofrendo com problemas por conta da diminuição da sua internet. 

Caso tenha muitos dispositivos em casa, use algum hardware antigo ou tenha a interferência de outros sinais sem fio, a sua internet pode realmente ficar mais lenta do que o normal.

Além disso, o ideal é procurar um jeito de proteger a sua rede com um firewall como o pfsense. Por isso, confira como melhorar a sua conexão de internet: 

Primeiro: verifique sua velocidade

Antes de qualquer coisa, é a hora de verificar algumas informações para entender qual é o problema da velocidade da sua internet. O primeiro passo é saber quanto de velocidade deve receber no seu pacote e o quanto está realmente obtendo.

Então, antes de realizar um teste de velocidade, primeiro verifique na sua conta o quanto está pagando mensalmente por isso. Na conta não vai indicar o quanto está realmente recebendo, por isso, é a hora de verificar o quanto de internet a sua rede está mandando. 

Pode ser necessário pesquisar em relação ao pacote de serviços que o provedor de internet oferece caso não consiga ver o quanto de máximo e de mínimo de velocidade que apresentam na sua conta. Para tal, pode precisar ligar para a empresa no telefone ou procurar por uma assistência online para saber qual é a taxa exata de bits.

Eles anunciam a velocidade máxima e mínima para que esteja recebendo o que está sendo pago. Porém, é possível que nunca consiga alcançar a velocidade máxima que eles anunciam e por isso, pode receber um valor mínimo que fica listado.

Essa é uma tática comum que as empresas fazem para atrair mais clientes, anunciando o valor máximo de internet. Porém, não atingir essa velocidade esperada, também pode ser uma consequência de compartilhar a internet com outras pessoas.

A qualquer momento a sua internet pode receber um valor reduzido por ter muitas pessoas usando, seja para assistir algum vídeo no Youtube, assistir séries na Netflix ou para jogar algum jogo online. 

Realizando um teste de velocidade da internet

Depois de entender o quanto está pagando para receber de internet, é possível realizar alguns testes de velocidade.

Antes de fazer um teste de velocidade, é importante desativar outras atividades que possam estar usando muitos dados. Assim, pause algum download, desative os jogos online ou a transmissão ode músicas e vídeos.

Quanto mais dispositivos estiverem usando nesse momento, menor vai ser a velocidade disponível apresentada no teste de velocidade, assim, vai obter uma resposta mais real possível e precisa. 

O ideal é realizar o teste de velocidade naquele momento que normalmente mais precisa da sua internet. Nos dias de semana, no horário que faz as suas atividades, ou no final de semana, qualquer hora pode fazer.

Ao coletar o maior número de informações possíveis fica mais fácil de conseguir entender e precisar que está recebendo um valor não ideal e entrar em contato com a operadora. Eles podem realizar um teste e procurar meios de melhorar a sua velocidade, seja trocando de modem, etc. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *